sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

RECEITA 006 - FRANCESINHA TRADICIONAL

FORNECIDA POR FELÍCIA SAMPAIO

Ingredientes:
(Para 1 pessoa)

2 fatias de pão de forma
1 fatia de salame com pimentos verdes
1 fatia de fiambre
1 salsicha fresca
1 linguiça fresca
2 fatias de queijo flamengo barra
2 dl de molho da francesinha

Molho de Francesinha:
(Para 4 pessoas)

2 dl de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
200 grs. de carne
2 folhas de louro
piripiri q.b.
50 grs. de farinha maizena
50 grs. de polpa de tomate
2 dl de vinho do Porto
2 dl de brandy
3 grs. de sal

1 litro de cerveja

Confecção:

A essência consiste em fazer um refogado de carne.Cortam-se as cebolas em meias luas finas, junta-se o azeite, alho, louro e a carne.Deixa-se refogar lentamente.Acrescenta-se o vinho do Porto, Brandy o tomate e mexe-se, continuando a apurar.Deita-se depois a cerveja saída do barril.

*O preparado deverá ferver muito lentamente durante algumas horas até ficar no ponto, de forma a que o molho possa ser vertido sobre a francesinha, previamente preparada.

*Conforme a consistência, pode-se juntar maizena diluída em água.A introdução do piripiri deve ser feita a gosto, embora se trate sempre de um prato muito picante.

Modo de fazer:

Colocar uma fatia de pão de forma com o fiambre, o salame, a salsicha e a linguiça fresca a grelhar na prensa.Colocar a outra fatia de pão de forma por cima e deixar tostar.Cobrir a tampa com as fatias de queijo e deixar gratinar.Colocar a francesinha num prato e regar com o molho.

5 comentários:

Patanisca disse...

Ando à procura da receita perfeita de francesinha e vim ter a este blog. Acho que esta receita vai ser a 1ª que vou testar!! Parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

Aprendi um montão de coisa no seu blog! Adoraria receber uma visita sua no meu, o Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

SUPERBLOGUES disse...

Obrigado pela visitas e pelos elogios. Já visitei As Receitas da Patanisca e a Maçã do Amor, e achei ambos os blogues muito interessantes, parabéns! Não tenho tido muita disponibilidade para cozinhar, mas quando tiver vou experimentar umas receitas vossas e depois digo qualquer coisa, ok?

Drika.web disse...

Nesta receita faltou o bife. Acho que o autor esqueceu-se de mencionar, ou a fome era tanta que acabou-se por comer o bife antes do resto estar pronto. LOL

Desculpem a brincadeira! Era só pra dizer que o blog está muito fixe. E BIBA o PORTO!!!
Beijos da Finlândia,
Drika

Maria disse...

Olã depois de tanto procurar encontrei um molho que me atrai,gostaria de saber que tipo de carne utilizou vitela ou porco? A receita é demais. Parabéns!