sábado, 11 de dezembro de 2010

FRANCESINHA MOZZARELLA


RECEITA 007 - FRANCESINHA MOZZARELLA

FORNECIDA POR MARTA DUARTE

MOLHO:

- 3 dentes de alho
- 2 cebolas grandes
- Carne de vaca
- 1 raminho de salsa
- 2 folhas de louro
- 1/2 limão
- Concentrado de tomate
- 1,5 l de vinho verde branco
- 1 cerveja preta
- 75 ml de martini tinto
- Água quanto baste
- 1 litro de leite gordo
- Amido de milho (Maizena)


CONDUTO:

- Pão de forma
- Bife da vazia

- Presunto fatiado
- Queijo mozzarella fatiado
- Bacon fatiado
- Salsicha alemã


PREPARAÇÃO DO MOLHO:

Picar a cebola e o alho e refogar com um fio de óleo. Juntar a carne e deixar refogar um pouco, em seguida juntar o louro, o ramo de salsa inteira e o meio limão; deixar refogar.
Juntar o concentrado de tomate, temperar com sal e um pouco de pimenta e deixar refogar um pouco mais, juntar o vinho e deixar ferver, em seguida a cerveja e o martini; se necessário juntar um pouco de água.
Retirar a salsa, o louro e o limão, passar tudo pela varinha mágica e deixar ferver; juntar o leite para aveludar o molho e engrossar um pouco com o amido de milho, duas ou três colheres de chá deverão ser o suficiente.
O molho ao cair da colher tem de formar um fio constante, não pode ficar muito grosso nem aguado.

PREPARAÇÃO DA FRANCESINHA:

Colocar num prato uma fatia de pão de forma, uma fatia de presunto, colocar o bife, a salsicha aberta ao meio e uma fatia de bacon, tudo grelhado e tudo sobreposto.
Em seguida colocar uma fatia de presunto e uma fatia de queijo, tapar com uma fatia de pão de forma e cobrir com 5 fatias de queijo (cobrir os 4 lados da francezinha e colocar uma fatia no topo, o que vai ajudar a segurar as outra 4), aquecer só um pouco no microondas para amolecer o queijo e colocar o molho a ferver por cima.
Para decorar e ajudar a firmar o conjunto, espetar um palito com um pouco de bacon grelhado e uma azeitona.

FRANCESINHA NO YOUTUBE

PESSOALMENTE NÃO UTILIZARIA MARGARINA, CREME DE MARISCO INSTANTÂNEO NEM CALDO DE CARNE EM CUBO, UMA VEZ QUE O AZEITE, O AMIDO DE MILHO (MAIZENA) E O CALDO CASEIRO ( VER RECEITA 006 ) ME PARECEM ALTERNATIVAS MAIS SIMPLES E COERENTES.

ESTA É UMA VERSÃO "DOIS ANDARES" DA FRANCESINHA, POUCO UTILIZADA PELO FACTO DE COMPROMETER A ESTRUTURA DO CONJUNTO NO ACTO DE COMER.

A FRANCESINHA E A LEI

Com a proliferação dos snack bares na década de 70, a moda das francesinhas foi-se espalhando também por cervejarias, marisqueiras e restaurantes mais tradicionais, um pouco por toda a zona norte do país.

Hoje em dia qualquer confeitaria, pão quente ou café apresenta francesinha no menu, embora estes três últimos o façam à revelia da lei pelo facto de, na sua maioria, não possuírem alvará que permita servir aos clientes produtos que envolvam a utilização de faca e garfo.

Uma lei veio, no entanto, perturbar o saudável hábito de confraternizar com os amigos, muitas vezes acompanhando um jogo de futebol na televisão e atacando em simultâneo francesinhas e finos: a famosa “Lei do Tabaco”, em vigor desde 2008.

Agora já não se investiga só “onde se come a melhor francesinha”, a questão “pode-se fumar lá dentro?” pode ser factor determinante para a escolha do local de convívio.