quarta-feira, 6 de agosto de 2008

REGRESSO AO PASSADO

NA RECEITA DA FRANCESINHA ORIGINAL, ELABORADA E DESENVOLVIDA PELO DISTINTO SENHOR DANIEL SILVA NA CERVEJARIA DO RESTAURANTE REGALEIRA, NÃO ERA UTILIZADO O PÃO DE FORMA MAS SIM O MOLETE (PAPO SECO), ASSIM COMO A FATIA DE PERNA DE PORCO ASSADA SÓ MAIS TARDE FOI SUBSTITUÍDA PELO BIFE DE VACA. ESTAS ALTERAÇÕES FORAM INTRODUZIDAS QUANDO JOSÉ SILVA, QUE TRABALHAVA NO REGALEIRA, ABRIU O CAFÉ MUKABA EM V. N. DE GAIA. A RECEITA ORIGINAL DO MOLHO NUNCA FOI ESCRITA, SABENDO-SE QUE SE BASEIA EM REFOGADO DE TOMATE, AO QUAL É ADICIONADO CALDO DE CARNE (FEITO COM OSSOS E APARAS DE BOI), A IMPRESCINDÍVEL CERVEJA E O FACULTATIVO VINHO BRANCO (HÁ QUEM GARANTA QUE A PROPORÇÃO DESTAS DUAS BEBIDAS É FUNDAMENTAL PARA A QUALIDADE DO MOLHO), DIZENDO-SE TAMBÉM QUE SE ADICIONA VINHO DO PORTO E/OU BRANDY, PARA ALÉM DE MUITOS OUTROS INGREDIENTES (HOJE EM DIA JÁ FAZEM PARTE O CREME DE MARISCO INSTANTÂNEO, A LACTOSE E O AMIDO DE MILHO, POR EXEMPLO).
DE LANCHE OU "SNACK" NOCTURNO A FRANCESINHA PASSOU, PARA MUITA GENTE, A SER REFEIÇÃO PRINCIPAL, SENDO-LHE ADICIONADOS O OVO ESTRELADO E A BATATA FRITA, ACOMPANHADA MUITAS VEZES COM COCA-COLA COMO BEBIDA.

2 comentários:

Anónimo disse...

sem duvida alguma.depois de ler sim é verdade.mas também é verdade que com tantas francesinhas novas depois de ter comido em certos lados
principalmente no festival da francesinha no cálem
fiquei cheio em alguns casos inujado
para terminar.ainda não fui ao requinte a matosinhos que me falam tanto
mas acho que a unica casa a manter o mais parecido é a cufra

alemão74 disse...

sim regaleira
mukaba-cufra~capa negra-café prôa matosinhos
ai sim eram as verdadeiras francesinhas
lembro-me bem das francesinhas que se comiam lá
anónimo tens toda a razão quanto ás francesas de hoje